segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Relato de uma viagem : Reggio Emillia



*Luciana Balbino


Chegamos em Reggio Emilia dia 22 de fevereiro ,em pleno carnaval.As crianças brincavam fantasiadas com suas famílias em um clima de muita alegria e ludicidade.Assistiam nas praças peças teatrais e exerciam jogos livres nas ruas com outros pequenos companheiros.
Conhecendo,estudando, viajando e dialogando juntos em Reggio Emilia em fevereiro de 2009, com educadoras, artistas, gestores e consultores educacionais da América Latina através da RedSolare Brasil,foi uma incrível oportunidade de dialogar com uma cidade educadora, que acredita nas infinitas potencialidades expressivas das crianças.
Presenciamos a inauguração do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Loris Malaguzzi. Estávamos lá em pleno aniversário de Loris Malaguzzii!!!
O Centro Internazionale Loris Malaguzzi impressiona pelos seus propósitos, pela sua estrutura física.Espaço este que abriga o Ateliê Raggio di Luce que possibilita pesquisas interativas com a cidade e visitantes.
A semana de estudos em Reggio possibilitou observar o investimento da Prefeitura ,o compromisso dos professores e das famílias com a construção de uma escola para a primeira infância pública e de qualidade que respeite e aproxima-se da cultura da infância.
Uns dos momentos mais esperados por mim foi a visita às escolas.Visitamos duas: a Salvador Allende e a Paulo Freire.Lindas, aconchegantes e que revelam suas práxis através de uma rica e vasta documentação dos projetos e processos em andamento com as crianças.Ao chegarmos a Paulo Freire,encontramos na entrada da escola instrumentos musicais afro-brasileiros como também livros de Monteiro Lobato.
As pesquisas realizadas no ateliê desta escola dialogava com a Arte Ambiental e Contemporânea .As crianças estavam envolvidas em um projeto de construção de bancos para uma praça pública, com um designer muito criativo.
Em quase todas as palestras as Pedagogistas , Atelieristas citaram o nome do nosso querido e inesquecível Paulo Freire, o encontro dele com Loris Malaguzzi.
Participei de uma noite muito especial junto a representante da RedSolare Brasil, Marilia Dourado, e com dezenas de mães, pais e gestores da Escola Coperativada Baudduco, para um diálogo sobre a a Educação na América Latina.Tive a oportunidade de falar sobre a minha experiência como atelierista no Centro Municipal de Educação Cid Passos em Salvador, fomos muito aplaudidas!
Enceramos o ciclo de debate com os Pedagogistas, Atelierista de Reggio Emilia, escutando Carla Renaldi com uma palestra sobre a Pedagogia da Escuta: simplesmente maravilhosa!!!Tirando lágimas de nossos olhos de tanta emoção!!
Para finalizar este intercâmbio tão intenso, as Vozes da América Latina foram ouvidas com relatos de projetos inspiradores que nos fortaleceram a continuar trilhar um caminho onde as crianças possam reencontrar o caminho da infância, cheios de quintais invencionáticos....



*Luciana Balbino é atriz, arte-educadora e professora da Rede Municipal de Educação de Salvador - Bahia