domingo, 26 de julho de 2009
Fique de olho
O PNE (Plano Nacional de Educação) estabeleceu metas para ampliar a oferta de creches e pré-escolas do país. Até 2011 deverão ser atendidas 50% das crianças de 0 a 3 anos, hoje são apenas 17%, e aumentar de 77% para 80% o número de matrícula das crianças de 4 e 5 anos.
Projeto Cooperativo: Construção de um monumento em defesa dos direitos das crianças
As Escolas que fazem parte do comitê gestor da RedSOLARE Brasil ( CMEI Cid Passos, Escola Colmeia e Escola Nova Nossa Infância) estão mobilizando as crianças das instituições para produção de um monumento em defesa dos direitos das crianças.
Aguardem para ver o que as crianças são capazes!
Aguardem para ver o que as crianças são capazes!
domingo, 19 de julho de 2009
Relato de Experiência no Seminário Internacional - Salvador
No Seminário Internacional, nos dias 13, 14 e 15 de agosto, "Crianças e artistas de mãos dadas", teremos a apresentação do relato de experiência: "Programa Infanza, infância - a cooperação Itália - Brasil na Educação Infantil", apresentado por Isa T. Rodrigues da Silva da SME de Belo Horizonte - Minas Gerais.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Uma cidade medieval com um espírito que chama a atenção
Que espírto é esse? É o espírito de cooperação, mudança de tempo em tempo, reconhecimento de cada indivíduo como um ser único e singular, respeito ao outro, abertura ao diálogo, construção da prática educativa de maneira coletiva e participada. Este espírito se vive na educação para a infância e em uma cidade como um todo,na Reggio Emilia, localizada no norte da Itália, pequena e acolhedora, é também charmosa e inquieta, acochegante e cultural. Todos os anos educadores de todos os continentes do mundo visitam esta cidade para conhecer a prática de educação infantil ali construida no dia a dia.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
6ª Encontro Mensal da RedSOLARE Brasil em Salvador
Neste encontro teremos um Relato de Experiência da Escola Nova Nossa Infância
sábado, 11 de julho de 2009
Participação do Brasil na Bienal Têxtil 2009
Buenos Aires – Argentina – março/abril de 2009
Circuito das Cores – Identidades nas múltiplas infâncias
Em busca de identidade e cores, educadores brasileiros que fazem parte da RedSOLARE Brasil, escutaram crianças de 5 estados (2 Escolas públicas, 2 comunitárias e 2 privadas – todas de contextos muito distintos, revelando a pluralidade, desigualdade sócio, cultural e econômica no país) sobre o significado da solidariedade no mundo. Meninas e meninos de 3 a 5 anos descortinaram, de uma maneira linda e inalcançável de contemplar e de pensar, a infância e os seus mistérios, convocando à todos a construírem relações, ligações, entrelaçados, pontes e novos caminhos que não negassem à eles o direito de entender e de explicar o mundo e a si mesmo por meio de uma variedade de linguagens e expressões.
O desafio dos educadores foi unir as diferentes expressões em uma instalação que sustentasse esse sistema de interconexões e de relações da criança com a natureza multiforme da realidade social.
Foi fácil, viu-se claramente que as crianças são surpreendentes e tem visão que transcende o óbvio, o esperado, o previsível. Foram além, muito além e nos revelaram o quanto a diversidade tem equidade. Vimos que as produções estavam interligadas e convocavam à reflexão, ao prazer, às explorações e descobertas. Todas despertaram para a compreensão de que se aprende vivendo, trocando, questionando e interagindo intensamente com o objeto de investigação (consigo mesmo e/ou com o outro - pessoas, elementos da natureza e objetos diversos).
As produções também comunicaram a forma e o tempo em que as ações e as relações aconteceram, revelando através de documentações (textos, slides, fotografias, protocolos de observação, dentre outros) as identidades individuais e coletivas e os processos de aprendizagem. Temos o processo registrado e, portanto, muito para contar.
Que possamos, portanto aprender com as crianças na busca cotidianamente de conhecer e compreender mais sobre as relações humanas, suas possibilidades, força e significado dos atos, e sobre a criança e suas múltiplas maneiras de construir conhecimentos, de perceber-se, de perceber o outro, de interagir, compreender e representar o mundo externo. Que a solidariedade seja uma busca constante!
Instituições participantes:
Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos – Salvador – Bahia
Escola Despertar – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Centro de Educação Infantil Catinho Feliz – Curitiba - Paraná
Escola Nova Nossa Infância – Salvador –m Bahia
Escola Municipal de Educação infantil Emílio Carlos– São Caetano do sul – São Paulo
Centro Educacional Maria de Nazaré – Uberlândia – Minas Gerais
Curador: Ronnie Corazza
Coordenação: Marilia Dourado
Buenos Aires – Argentina – março/abril de 2009
Circuito das Cores – Identidades nas múltiplas infâncias
Em busca de identidade e cores, educadores brasileiros que fazem parte da RedSOLARE Brasil, escutaram crianças de 5 estados (2 Escolas públicas, 2 comunitárias e 2 privadas – todas de contextos muito distintos, revelando a pluralidade, desigualdade sócio, cultural e econômica no país) sobre o significado da solidariedade no mundo. Meninas e meninos de 3 a 5 anos descortinaram, de uma maneira linda e inalcançável de contemplar e de pensar, a infância e os seus mistérios, convocando à todos a construírem relações, ligações, entrelaçados, pontes e novos caminhos que não negassem à eles o direito de entender e de explicar o mundo e a si mesmo por meio de uma variedade de linguagens e expressões.
O desafio dos educadores foi unir as diferentes expressões em uma instalação que sustentasse esse sistema de interconexões e de relações da criança com a natureza multiforme da realidade social.
Foi fácil, viu-se claramente que as crianças são surpreendentes e tem visão que transcende o óbvio, o esperado, o previsível. Foram além, muito além e nos revelaram o quanto a diversidade tem equidade. Vimos que as produções estavam interligadas e convocavam à reflexão, ao prazer, às explorações e descobertas. Todas despertaram para a compreensão de que se aprende vivendo, trocando, questionando e interagindo intensamente com o objeto de investigação (consigo mesmo e/ou com o outro - pessoas, elementos da natureza e objetos diversos).
As produções também comunicaram a forma e o tempo em que as ações e as relações aconteceram, revelando através de documentações (textos, slides, fotografias, protocolos de observação, dentre outros) as identidades individuais e coletivas e os processos de aprendizagem. Temos o processo registrado e, portanto, muito para contar.
Que possamos, portanto aprender com as crianças na busca cotidianamente de conhecer e compreender mais sobre as relações humanas, suas possibilidades, força e significado dos atos, e sobre a criança e suas múltiplas maneiras de construir conhecimentos, de perceber-se, de perceber o outro, de interagir, compreender e representar o mundo externo. Que a solidariedade seja uma busca constante!
Instituições participantes:
Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos – Salvador – Bahia
Escola Despertar – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Centro de Educação Infantil Catinho Feliz – Curitiba - Paraná
Escola Nova Nossa Infância – Salvador –m Bahia
Escola Municipal de Educação infantil Emílio Carlos– São Caetano do sul – São Paulo
Centro Educacional Maria de Nazaré – Uberlândia – Minas Gerais
Curador: Ronnie Corazza
Coordenação: Marilia Dourado
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Ao contrário, as cem existem
A criança é feita de cem.
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modo de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar,
de maravilhar de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Lóris Malaguzzi
A criança tem
cem mãos
cem pensamentos
cem modo de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar,
de maravilhar de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar.
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
Cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem
roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Lóris Malaguzzi
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Programação do Seminário
3º Seminário Internacional – RedSOLARE Brasil
Educação é arte: crianças e artistas de mãos dadas.
Local: Hotel Sol Bahia Atlântico – Salvador/BA
Data: 13,14 e 15 de agosto de 2009
Horário: Dia 13 – 18:30 às 22:30
Dia 14 e 15 – 8:30 às 12:30 e 14:30 às 18:30.
Formas de inscrição: Via fax ou e-mail, com pagamento através de depósito bancário ou nos postos de inscrição.
Programação:
13 de agosto
18:00 às 18:30 – Credenciamento e café de abertura
Visita à exposição fotográfica: Artistas, educadores e crianças de mãos dadas.
19:00 às 19:30 – Apresentação cultural
19:30 às 20:30 – Abertura oficial
Solenidade de abertura
Apresentação da RedSolare Brasil – Marília Dourado
20:30 às 22:30 – “Uma escola em diálogo: Escolda, identidade e futuro – Reggio Emilia na Itália” com a pedagogista Madalena Tedeschi
14 de agosto
Auditório 1
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 10:30 – “A pedagogia e a arquitetura a partir dos sentidos.” Com a atelierista Francesca Manfredi
10:30 às 11:00 - Café
11:00 às 12:30 – “Um projeto com crianças de 1 a 3 anos” Com a pedagogista Madalena Tedeschi
14:30 às 16:00 – Relatos de experiência da América Latina
16:00 às 16:30 - Café
16:30 às 17:30 – Relato da Reggio Emilia – Madalena Tedeschi
17:30 às 18:30 – Relato da Reggio Emilia – Francesca Manfredi
Auditório 2
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 10:30 - “Um projeto com crianças de 1 a 3 anos” Com a pedagogista Madalena Tedeschi
10:30 às 11:00 - Café
11:00 às 12:30 - “A pedagogia e a arquitetura a partir dos sentidos.” Com a atelierista Francesca Manfredi
14:30 às 16:00 - Relatos de experiência da América Latina
16:00 às 16:30 - Café
16:30 às 17:30 - Relato da Reggio Emilia – Francesca Manfredi
17:30 às 18:30 - Relato da Reggio Emilia – Madalena Tedeschi
Auditório 3
14:30 às 16:00 – Relato de experiência dos Estados Unidos
16:30 às 17:30 – Relato de Experiência da América Latina
17:30 às 18:30 – Relato de Experiência da América Latina
Dia 15 de agosto
Auditório 1 (principal)
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
10:30 às 11:00 – Café
11:00 às 11:40 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relato de experiência: “Formação de gestores - o mapa digital da educação do município de Salvador” Subsecretário de educação de Salvador – Prof° Eliezer Cruz
14:30 às 15:30 – “O ateliê – Uma metáfora da criatividade em cem linguagens” Madalena Tedeschi e Francesca Manfredi
15:30 às 16:00 – Café
16:00 às 17:30 – “A formação do educador para a Educação Infantil” Madalena Freire
17:30 às 18:30 – Mesa de encerramento – O diálogo entre artistas e educadores.
Auditório 2
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
11:00 às 11:40 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relatos Nacionais
Auditório 3
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
11:00 às 12:30 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relatos Nacionais
Educação é arte: crianças e artistas de mãos dadas.
Local: Hotel Sol Bahia Atlântico – Salvador/BA
Data: 13,14 e 15 de agosto de 2009
Horário: Dia 13 – 18:30 às 22:30
Dia 14 e 15 – 8:30 às 12:30 e 14:30 às 18:30.
Formas de inscrição: Via fax ou e-mail, com pagamento através de depósito bancário ou nos postos de inscrição.
Programação:
13 de agosto
18:00 às 18:30 – Credenciamento e café de abertura
Visita à exposição fotográfica: Artistas, educadores e crianças de mãos dadas.
19:00 às 19:30 – Apresentação cultural
19:30 às 20:30 – Abertura oficial
Solenidade de abertura
Apresentação da RedSolare Brasil – Marília Dourado
20:30 às 22:30 – “Uma escola em diálogo: Escolda, identidade e futuro – Reggio Emilia na Itália” com a pedagogista Madalena Tedeschi
14 de agosto
Auditório 1
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 10:30 – “A pedagogia e a arquitetura a partir dos sentidos.” Com a atelierista Francesca Manfredi
10:30 às 11:00 - Café
11:00 às 12:30 – “Um projeto com crianças de 1 a 3 anos” Com a pedagogista Madalena Tedeschi
14:30 às 16:00 – Relatos de experiência da América Latina
16:00 às 16:30 - Café
16:30 às 17:30 – Relato da Reggio Emilia – Madalena Tedeschi
17:30 às 18:30 – Relato da Reggio Emilia – Francesca Manfredi
Auditório 2
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 10:30 - “Um projeto com crianças de 1 a 3 anos” Com a pedagogista Madalena Tedeschi
10:30 às 11:00 - Café
11:00 às 12:30 - “A pedagogia e a arquitetura a partir dos sentidos.” Com a atelierista Francesca Manfredi
14:30 às 16:00 - Relatos de experiência da América Latina
16:00 às 16:30 - Café
16:30 às 17:30 - Relato da Reggio Emilia – Francesca Manfredi
17:30 às 18:30 - Relato da Reggio Emilia – Madalena Tedeschi
Auditório 3
14:30 às 16:00 – Relato de experiência dos Estados Unidos
16:30 às 17:30 – Relato de Experiência da América Latina
17:30 às 18:30 – Relato de Experiência da América Latina
Dia 15 de agosto
Auditório 1 (principal)
8:30 – Apresentação cultural
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
10:30 às 11:00 – Café
11:00 às 11:40 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relato de experiência: “Formação de gestores - o mapa digital da educação do município de Salvador” Subsecretário de educação de Salvador – Prof° Eliezer Cruz
14:30 às 15:30 – “O ateliê – Uma metáfora da criatividade em cem linguagens” Madalena Tedeschi e Francesca Manfredi
15:30 às 16:00 – Café
16:00 às 17:30 – “A formação do educador para a Educação Infantil” Madalena Freire
17:30 às 18:30 – Mesa de encerramento – O diálogo entre artistas e educadores.
Auditório 2
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
11:00 às 11:40 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relatos Nacionais
Auditório 3
9:00 às 9:40 – Relatos Nacionais
9:50 às 10:30 – Relatos Nacionais
11:00 às 12:30 – Relatos Nacionais
11:50 às 12:30 – Relatos Nacionais
Assinar:
Postagens (Atom)