sexta-feira, 21 de junho de 2013

Encontro Mensal Polo São Paulo - Junho/2013

Caro (a) educador (a),

A RedSOLARE Brasil - Polo São Paulo, convida para o Encontro Mensal - junho/2013, tendo o relato de experiência da Escola Grão de Chão e diálogo sobre a mobilização PRESENÇA, no estado de São Paulo




Contamos com a sua participação!

Equipe Polo São Paulo
RedSOLARE Brasil
redsolarebrasil.sp@gmail.com

quinta-feira, 13 de junho de 2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Jornada Pedagógica terá como tema a abordagem de Reggio Emilia



Intercâmbio possibilita integração entre crianças do Brasil e do México


“O homem constitui-se em sua humanidade à medida que desenvolve sua capacidade de fazer escolhas e se lançar ao mundo, transformando-se e transformando-o, em busca de desenvolver projetos para atingir metas e satisfazer desejos pessoais e coletivos a partir de valores históricos, culturalmente situados e socialmente acordados.”
                                                                                (Machado, 2000, p.2)
  
No ano passado, 2012, participando do Grupo de Estudo para América Latina em Reggio Emília, ao encontrar com Sausan Burshan, diretora da Àgora – Comunidade Educativa, no México, fui apresentada a uma coordenadora de sua escola, Rubí Ruiz, onde iniciamos um diálogo sobre a possibilidade de realizarmos um intercâmbio entre as escolas em que atuávamos.
A conversa foi tão acolhedora e estimulante que, no começo deste ano, 2013, recebi um e-mail de Rubí Ruiz, coordenadora da escola no México, sugerindo o início das ações nas duas escolas.
No começo, compartilhamos a ideia com a equipe de coordenação, professores e direção para que todos compreendessem a proposta enviada pela Escola Àgora.  Depois, escolhemos o Grupo Deztemidos para começar o diálogo e pensarmos em um plano de ação. 
O uso do computador e da internet como ferramentas na troca de informações entre alunos do Brasil e do México, vem provocando um intercâmbio cultural. Conhecer a sua cultura tem sido uma rica convocação, envolvendo todos da comunidade. 
 Despertar o interesse pela cultura, hábitos, usos e costumes, características geográficas e históricas do México vem possibilitando o interesse por descobrir e construir e valorizar conhecimentos sobre si, seu grupo, sua comunidade e também o seu país.
A cada nova carta recebida é um sinal de muita pesquisa e produção de materiais. As crianças têm vivido uma intensa busca de dados e informações que retratem um pouco da sua história para produzirmos materiais para enviarmos como resposta. Como também, a ansiedade das crianças para receber uma resposta tem mobilizado bastante a todos.
          Ainda estamos em processo de construção de uma nova carta e aguardando novos contatos para iniciarmos o diálogo através do Skype.
         Temos certeza, que o envolvimento das duas escolas está unindo países ricos em cultura e conhecimento, será um aprendizado significativo para todos nós.
Aguardem novas ações!


Bettina Aroucha- coordenadora pedagógica
Alexandra Batista – coordenadora pedagógica
Valéria – professora do Grupo Deztemidos
Escola Nova Nossa Infância


terça-feira, 4 de junho de 2013

Encontro Mensal Polo Bahia - Junho/2013






Caro (a) educador (a),

A RedSOLARE Brasil - Polo Bahia, convida para o Encontro Mensal - junho/2013, tendo como tema de aprofundamento "O papel do Ateliê na Educação Infantil".


Data: 10/06/2013 (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Escola Nova Nossa Infância (R. Prof. Carlos Sá, s/n, Loteamento Aquárius - Pituba)


Contamos com a sua participação!

Atenciosamente,

Equipe Polo Bahia
RedSOLARE Brasil
71 3036 3009

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Encontro do Polo Bahia acontece na Escola Gênesis

Jane Machado*

Com a abertura realizada pelas representantes da RedSOLARE Brasil, as boas-vindas aconteceu com a exibição do vídeo PRESENÇA  - ACriança na sua FELIZcidade. Apresentado também na abertura do Grupo de Estudos para América Latina em Reggio Emilia - 2013, o material relata a campanha de mobilização em defesa da cultura mundial da infância e tem como objetivo principal a ocupação de espaços públicos, com segurança.

O Encontro mensal também foi marcado pelo diálogo de educadoras que participaram do Grupo de Estudos 2013. Danubia Leal, relações públicas da RedSOLARE Brasil, fez um breve comentário da experiência vivenciada, seguido por depoimentos e de Mariana Caribé – educadora da Rede Municipal de Ensino; Patrícia Lopes e Bruna Faria – educadoras da Escola Gira Girou. A emoção e fascínio de ver a utopia em realidade foram marcantes em todas as falas.
Pauta central do encontro, o relato de experiência da Escola Gênesis (Stela Mares) foi conduzido pelas coordenadoras, com a utilização da documentação em vídeo para exposição de três experiências desenvolvidas:
  •  Espaço Verde – Horta Escolar
  • Texturas e Sensações – Experimentação Sensorial
  • Feirinha Livre – Organização de uma feira na escola com foco nas relações de compra e venda

O diálogo com o Grupo foi fomentado a partir da utilização da escada de retroalimentação, gerando discussões ricas para as experiências vivenciadas. Daniela Fraga, diretora da unidade, indicou o percurso da escola para o diálogo mais próximo com a experiência de Reggio Emilia e destacou os avanços já conquistados, em especial a partir do conhecimento da realidade de Reggio, com a participação da mesma no Grupo de Estudos, em 2012.
O final do encontro foi com agradecimentos pelas aprendizagens construídas e compartilhadas e celebração com um lanche delicioso oferecido pela Gênesis a todos os presentes. Saberes e sabores sempre conectados. O Encontro de junho/2013 será na Escola Nova Nossa Infância, no dia 10/06, às 18h.


*Jane Machado, educadora responsável pela síntese do diálogo.