sexta-feira, 2 de maio de 2014

Relato - IMPRESSÕES DO ENCONTRO MENSAL DO POLO SÃO PAULO - abril/2014



Encontro realizado no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, que nos acolheu com muito carinho, numa manhã inspiradora e com pessoas queridas em mais um dia de diálogo, com o mesmo foco e interesse: valorização da infância. Espaço público e privado de ensino, em constante troca, relatos de experiências que despertaram e apuraram o olhar e a compreensão da infância, na realidade do Brasil.

O primeiro relato foi da equipe pedagógica do Colégio Marista Arquidiocesano, instituição particular de ensino, com o tema “Espaço de Aprendizagem: AMBIENTE”. Há quinze anos fazendo o movimento de mudança no olhar para a infância, em um colégio de tradição em São Paulo – SP foi fundamental trabalhar junto à instituição e às famílias, com a diferença no conceito de tradição e tradicional e também com a necessidade de alterações no espaço em que a criança interage com ela mesma, com os colegas e com o mundo! Pensar a concepção de criança enquanto sujeito, protagonista deste aprendizado; em como dar ao espaço sentido e significado, de acordo com o grupo e suas particularidades; o porquê e para que desenvolver as atividades e a utilização de materiais estruturados e não estruturados. Ouvir as crianças e modificar/ressignificar o espaço de acordo com as particularidades do grupo e, também, a importância da documentação como forma de registrar os processos de aprendizagem.

No segundo momento do encontro, a apresentação da Márcia, diretora de uma creche pública em Jundiaí, com o tema “Bebê na escola: e agora, o que fazer?” vem mostrar que é possível uma educação de qualidade, mesmo com restrições de recursos financeiros e muitas vezes de pessoal qualificado. Ênfase na necessidade de romper com o assistencialismo, através de formação e qualificação do profissional, a utilização de materiais não estruturados, construção de brinquedos junto à família, sempre tendo como norte a valorização do brincar como processo de aprendizado da criança.

O encontro foi marcado por trocas intensas e ricas entre os profissionais presentes, mostrando que o diálogo é o fio que forma a rede do conhecimento!


Renata G. Gil
26/04/14