quarta-feira, 27 de maio de 2015

Participe de um Projeto Internacional - Mensagens Planetárias


Caros (as) Educadores (as), 

A RedSOLARE Brasil participa do Projeto Internacional da Reggio Children - Mensagens Planetárias. 
Receberemos até o dia 05/07/2015, mensagens de crianças brasileiras de até 10 anos. Divulgaremos estas mensagens em nossas redes e selecionaremos 05 que serão enviadas para Reggio Children para divulgação pelo mundo!






Mensagens Planetárias | Convite para participar de um Projeto Internacional
Nós estamos – e devemos estar convencidos disso – dentro de um ecossistema: nossa jornada terrena é uma viagem que fazemos juntamente com o meio ambiente, natureza, o universo. Nosso organismo, nossa moralidade, nossa cultura, nosso conhecimento, nossos sentimentos estão ligados com o ambiente, com o universo, com o mundo. E aqui podemos encontrar a teia de aranha da nossa vida. (Loris Malaguzzi).

A ideia é recolher mensagens de todo o mundo sobre o mundo
A origem do projeto é o desejo de relacionamentos das crianças: a partir de caixas de mensagens pessoais – lugar de troca e comunicação, presentes pequenos, desenhos, convites – usados por um longo tempo nas pré-escolas e centros infantis do Município de Reggio Emilia, chegarmos a uma das instalações interativas desenhadas por crianças de Reggio para o Parque de Crianças na Expo Milão 2015 com o título "Mensagens Planetárias – Elo em torno de um Futuro". A troca de mensagens é um hábito muito familiar para as crianças, que é mantido e promovido pela filosofia educacional de Reggio Emilia. O Centro Internacional Loris Malaguzzi em Reggio Emilia abraçou a ideia de dar à luz a uma cadeia de Mensagens Planetárias, re-lançada a nível internacional através do projeto e do site www.planetarymessages.com

Por que as mensagens planetárias?
Estamos interessados em descobrir o que as crianças pensam, o que elas dizem sobre a Terra, concebida como um lugar para relações, um organismo vivo, habitado por organismos vivos que possuem uma relação empática, alegre e encantadora para o outro. E então, entre a primeira comunicação que nós coletamos online, encontramos um pensamento sobre a energia que está dentro de nós, um diálogo entre os caracóis, um mapa de estrelas, uma teoria sobre as marés... A voz da infância, proveniente de diferentes países pode se tornar, num mundo muitas vezes agarrado à tragédias e opressões, uma voz de esperança para uma humanidade capaz de inteligência, empatia e diálogo com o que está ao seu redor.

Maiores Informações: 71 30363009 | redsolarebrasil@gmail.com


terça-feira, 26 de maio de 2015

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Artigo sobre a RedSOLARE Brasil - Revista Direcional Educador - maio/2015


Acesse no link abaixo, o Artigo "RedSOLARE: Caminhos de uma rede de relações, vínculos e mobilizações por uma causa que nos une", de Alba Bezerra e Marilia Dourado

http://consultoriaesse.com.br/site/wp-content/uploads/2015/05/2-Artigo-Marilia-e-Alba_-Revista-Direcional-Educador1.pdf


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Seminário Internacional da Rede acontecerá em outubro/2015


Encontro Mensal Polo São Paulo - maio/215


Caros (as) Educadores (as),

Gostaríamos de convidá-los para o próximo encontro do Polo São Paulo, da RedSOLARE Brasil, que acontecerá no dia 23/05, sábado, das 9h às 12h.

Esperamos (re)encontrá-los para mais uma manhã de diálogos, partilhas e reflexões!

Contaremos com o relato de Vilma Silva, da Travessias Educacional, que esteve no Grupo de Estudos em Reggio Emilia no início do mês.


Até breve!
-- 
Nayara Vicari | Priscila Arcuri | Solange Souza
Polo São Paulo
RedSolare Brasil


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Relato de Experiência - Reggio Emilia: O fascínio por essa filosofia



Adorei a minha experiência na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Gostei tanto que quero muito voltar. E quando eu digo em voltar, não seria apenas para fazer parte de outro grupo de estudos, de 3 ou 4 dias, mas sim de ficar um tempo para aprender o máximo possível com todas aquelas educadoras, que possuem o dom de entender e de buscar o conhecimento com base na experiência vivida pela criança.

Eu trabalho com a filosofia de Reggio Emilia há aproximadamente 10 anos, e nunca me canso de me surpreender com a beleza e a riqueza com a qual ela aborda, a visão da criança e as suas potencialidades como ser único, inteligente e capaz.

Eu fiquei fascinada como eles valorizam e promovem a cultura da infância pela cidade. Valorizando a aprendizagem e tornando visível a imagem da criança como cidadã forte e presente na sociedade. 

Em uma das escolas que visitei, as crianças estavam trabalhando em um projeto com os artistas de rua, no qual ambos, trabalham juntos pintando murais pela cidade. Essa iniciativa faz parte do projeto “Tornando visível a aprendizagem” e do diálogo entre as escolas e a cidade.

Outro aspecto interessante do projeto de tornar visível o aprendizado é com relação ao trabalho de documentação apresentado pela cidade. Perto do hotel em que estava, o São Marco, há uma documentação de um projeto de bicicletas desenvolvido pelas crianças, no qual elas usam materiais recicláveis, como forma de representação do processo de aprendizagem. Essa documentação fica localizada na passarela que sai da estação de trem e vai até o centro Loris Malaguzzi. É imperdível!  

Se possível, pare para ler e se conectar com tamanha riqueza e sensibilidade dessa filosofia, que valoriza  a visão das crianças e o papel importante que elas possuem na comunidade.

Um dos momentos mais especiais pra mim foi ouvir as palavras de Carla Rinaldi, onde ela sabiamente revelou que o segredo da filosofia Reggio Emilia é aprender um com o outro. Onde numa relação de cooperação e colaboração, professores, coordenadores e atelieristas trabalham juntos investigando a relação da criança com o aprendizado.Carla também mencionou que o objetivo dos educadores em Reggio não é somente facilitar a construção do conhecimento da criança, mas acima de tudo de ajudá-la a ser um ser humano melhor a cada dia.

Eu fico muito feliz de saber que a prática de Reggio Emilia está crescendo no Brasil e que há educadores, assim como eu, que são fascinados por essa filosofia que respeita tanto as crianças e as suas relações com o mundo.

Espero que cada um de vocês aproveitem essa experiência ao máximo, degustem a maravilhosa comida italiana e retornem ao Brasil encantados e motivados a reinventar a nossa prática educativa.

Um grande abraço e até breve!



Clarissa Miller
Mestrada em Educação Infantil | Portand State University - USA
 Grupo de Estudos em Reggio Emilia 2015, pelo Programa de Mestrado
Professora de Educação Infantil 
 Helen Gordon Child Development Center, Portland - OR - USA

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Formação em Porto Alegre: 15 e 16 de maio

Seminário “18 de Maio"


Caros (as) Educadores (as),


No dia 18/05, o Ministério Público do Estado da Bahia realizará o Seminário "18 de maio". 
O evento será realizado em Salvador, com o objetivo de destacar a data que celebra o Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Mais informações e inscrições: