sexta-feira, 6 de julho de 2018

Maddalena Tedeschi e Francesca Gambarini – educadoras de Reggio Emilia (Itália), participam de Seminários Internacionais da RedSOLARE Brasil.


Em comemoração aos 12 anos de atuação em território brasileiro e sempre em conexões com o mundo, a RedSOLARE Brasil realiza neste 2018 Seminários Internacionais com o tema “Cotidianidade e Continuidade na Abordagem Reggio Emilia – Itália”, em São Paulo (21/07) e no Rio de Janeiro (28/07). As formações terão a participação de duas educadoras italianas Maddalena Tedesch e Francesca Gambarini, pedagogista e professora, respectivamente, da Escola do Centro Internacional Loris Malaguzzi – única escola de continuidade em Reggio Emilia.

Os diálogos nos Seminários serão pautados nas experiências vivenciadas pelas educadoras na referida Escola Primária, que corresponde ao Ensino Fundamental no Brasil. Maddalena Tedeschi, que estará conosco pela 4ª vez consecutiva, é membro da Comissão Técnica do Provincial para a emissão da certificação para os serviços de 0-6 anos da primeira infância e colaborou com a implantação da Escola Primária do Centro Internacional Loris Malaguzzi.  Um projeto de educação transformador, a Escola prevê uma "geografia da proximidade", fomenta relacionamentos e participação, ajuda a tecer biografias, a construir espaços para contar histórias, encontros e diálogos. Além disto, é um espaço visto como lugar de vida, uma escola com um "ateliê difuso" onde as linguagens do fazer e do pensar são combinadas. 

Com o foco na cotidianidade, continuidade e valorização das diversas e expressivas linguagens, formas de pensamento e sentimentos, habilidades e competências das crianças e educadores, os Seminários mobilizam o público de professores, famílias, pesquisadores e estudantes das áreas de Educação e Ciências afins, interessados na Abordagem Educativa de Reggio Emilia.

Em fomento à pesquisa na compreensão dos processos de aprendizagem, os eventos contemplam 7h30min de certificação, cada. O investimento dos participantes interessados será destinado para sustentação dos Polos da REDSOLARE Brasil, bem como cobrir custos do evento, como tradução, deslocamento, alimentação e hospedagem das italianas no Brasil e da equipe de organização e coordenação.

Com ações voltadas para formação de professores, publicações e organização de encontros itinerantes para educadores de redes públicas e privadas, a RedSolare Brasil é uma Associação Sem Fins Lucrativos em defesa da infância, que difunde as ideias da prática educativa da cidade de Reggio Emilia – considerada referência mundial em educação infantil. Atualmente tem 07 polos de atuação: Bahia, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para fortalecer esta trajetória, numa perspectiva integral, integrada e de intercâmbios reais entre estados brasileiros e países da América Latina, promove também Seminários, Mostras e Workshops e publicações de livros.  


MAIS INFORMAÇÕES:


INSCRIÇÕES - SEMINÁRIO EM SÃO PAULO:  https://goo.gl/forms/Nn0HbiaNdF1lleRs2


INSCRIÇÕES - SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO: https://goo.gl/forms/1XNZQku4HBkjcHWG3