O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Almir Oliveira, localizado em Mussurunga, Salvador - Ba, realizou na última quarta-feira (26), das 8h às 17h, na Faculdade D. Pedro II, o Seminário “Tempo e Espaço de Escuta, Diálogos com Reggio Emilia”. O evento teve como objetivo estabelecer mais um espaço de diálogo sobre as experiências vivenciadas, a partir de estudos, pesquisas e envolvimento do grupo com a prática educativa de Reggio Emilia, tendo como foco compartilhar relatos de experiência das educadoras do CMEI que buscam dar visibilidade ao potencial das crianças, bem como difundir e reforçar práticas de qualidade na educação infantil.
Equipe de educadoras do CMEI Almir Oliveira |
Além da apresentação da diretora do Centro, Prof.ª Iracema Moura, todas as educadoras relataram as experiências, expectativas e desafios vivenciados em projetos com as crianças de 0-3 anos. Pela tarde, a representante nacional da RedSOLARE Brasil, Prof.ª Marilia Dourado, ministrou a palestra “A criança como protagonista da ação educativa” e fez o lançamento da mobilização da Rede para o mês de outubro em Salvador: Ausência Gera Violência. Marque Presença. Ato Público que será realizado em Salvador, no dia 20/10, às 9h, na Praça Municipal. Este é um movimento liderado pelo Polo Bahia e organizado por crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições de educação, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.
"Durante o mês de outubro, faremos um exercício de escuta das crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador. Assim, no dia 20/10 será realizado ato público e vamos espalhar pela cidade os bonecos produzidos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade é nossa casa e precisa ser cuidada por todos", destacou a pedagoga que participa entre os dias 08 e 12 de outubro do Seminário Internacional Vozes que Transformam: Infância, Um Fio de Esperança Permanente, realizado na Colômbia.