Com o tema “As Crianças, as Linguagens da Natureza e Cada um de Nós: Conexões e Relações com Reggio Emilia”, o Seminário Internacional da RedSOLARE Brasil, que ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro, contou com a participação de educadores de 39 cidades brasileiras e representantes da Argentina, Colômbia, Equador e Itália em diálogo com a abordagem educativa de Reggio Emilia. O evento realizado no Vale do Capão – Chapada Diamantina (BA) teve início com o Encontro de Aprofundamento, 15/10, mais intimista, com abordagem em Ateliê, conduzido por Loretta Bertani e em Documentação Pedagógica, por Maddalena Tedeschi – educadoras italianas.
Na busca por propor espaços de conexão efetiva com a temática do evento, o Seminário contou na sua abertura com Marilia Dourado (representante da RedSOLARE Brasil) e Daniele Meyer (representante do Polo Bahia) com o tema “O Semear e o Cultivo em Rede: Crenças e Valores nas Conexões de Discurso e Ação – Por uma Rede em Permanente Diálogo com as Diferenças”. Outros representantes dos Polos da RedSOLARE Brasil também estiveram presentes: Letícia Chaves (Polo Bahia); Alessandra Latalisa, Rosvita Kolbe, Veronica Mendes (Polo Minas Gerais); Thiago Nunes (Polo Rio de Janeiro); Ana Cristina (Rio Grande do Sul); Priscila Arcuri (Polo São Paulo) e Silvia Oliveira (Polo Santa Catarina).
A formação contou com vários momentos de partilha, “Sementes, Flores e Frutos: Relatos de Experiência”, onde escolas brasileiras apresentaram relatos de experiências, bem como diálogos abertos onde cada participante pode contar um pouco da sua realidade. Escolas do Vale do Capão, convidadas a participarem do Seminário, também contaram um pouco de suas vivências. Houve também espaço para interação com o brincante Lucas Lúdico e intervalos com trabalho de meditação de Manjula Amrita (17/10).
Marcado por trocas e reflexões em prol da educação e por conexões com a natureza e com a infância, o evento foi uma realização da RedSOLARE Brasil, em cooperação com Reggio Children e produzido pela ESSE Consultoria – Soluções Inovadoras em Educação.
Saiba mais: http://consultoriaesse.com.br/site/?p=4078