Projeto desenvolvido pela
RedSOLARE tem o intuito de fortalecer a admiração e relação com o mundo
natural, seus elementos e estações, com intenções de promover grupos de
crianças da educação infantil e educadores com fortes experiências de vida e de
aprendizagem no ambiente natural; acesso de crianças a ambientes naturais como
oportunidades para se engajar com a natureza, e oportunidades para os
educadores desenvolverem suas práticas em ambientes diferenciados.
As ações envolvem 2 escolas
públicas na Zona Rural, 1 escola pública na zona urbana, 1 escola privada na
zona urbana e uma Instituição do Reino Unido – Sightlines Initiative, liderada
por Robin Duckett, que tem uma experiência de 5 – 8 creches/escolas reunidas
por ano durante quatro anos (2010 – 12) tendo como ponto de reflexões a
Floresta Geneva.
No projeto coordenado por Robin
Duckett, parceiro membro do Network Reggio Children, que atualmente está apoiando
o Projeto desenvolvido no Brasil, há o envolvimento de educadores, facilitadores
criativos e um motorista/facilitador, comprometidos com o projeto como uma
experiência de aprendizagem contínua. Neste, todos os membros da equipe têm
acesso a formação profissional ao longo do projeto e ao final de cada etapa, e se
reúnem para um dia de reflexão e intercâmbio.
Na maioria dos projetos da
Sightlines Initiative, dois membros da equipe trabalham ao lado de educadores
habituais das crianças. No período do outono, em cada cenário, acontece encontros
preparatórios entre a equipe, funcionários e pais, e depois com as crianças,
seguido pela primeira visita com todo o grupo para a floresta. A abordagem
neste contexto envolve atuar através da observação e reflexão para permitir a
troca e aprendizagem das crianças enfatizando Encontro, Investigação, Troca e
Expressão.
No Brasil, o projeto que está em
execução constitui-se em um Grupo de Cooperação entre educadores, crianças e
famílias de contextos diferentes para consolidação de uma cultura permanente
pesquisa/ação; a fim de gerar transformação nos contextos participantes para
uma relação mais potente com os recursos naturais. As investigações são em
torno das formas conscientes de captação da água da chuva para diminuir os
impactos nos períodos de seca.
No momento já foram realizadas 2
visitas ao Vale do Capão, região da Chapada Diamantina onde o processo de
investigação em Cooperação está se desenvolvendo. A proposta de formação de
professores não se trata de transmitir conhecimento e sim construir relações e
conexões para consolidação de processos de transformação do ser humano com o
seu ambiente.