8ª Conferência Internacional de Educação
Diálogos com a abordagem de Reggio Emilia: “Os direitos das crianças e as 100 possibilidades de aprendizagem”
Foram três dias de palestras com temas que envolveram os fundamentos primordiais da abordagem educativa de Reggio Emilia como a imagem da criança potente e sujeito de direitos, a importância das narrativas, dos processos simbólicos, da subjetividade e da complexidade dos contextos de aprendizagem. Tudo isso, com um destaque especial para a PARTICIPAÇÃO de todos que envolvem o processo educativo: a criança, os educadores, a família e a comunidade.
Foram momentos ricos de partilhas que geraram grandes reflexões nos participantes. Várias pessoas interagiram com perguntas e comentários bastante significativos. Esteve presente também o tema da inclusão para uma educação igualitária e para a PAZ. Vários trechos de registros em vídeos, fotos e escritos de narrativas sensíveis e potentes das crianças italianas foram compartilhados e ilustraram muito bem os percursos apresentados.
Outro destaque da conferência, foi a feira de REinspirados, que mais de 20 escolas brasileiras apresentaram materiais sobre seus trabalhos inspirados na abordagem de Reggio Emilia. Foi possível enxergar a força da abordagem italiana em inspirar, com seus fundamentos, as diversas realidades culturais brasileiras em construir uma educação respeitosa e cuidadosa com as crianças.
Estavam nítidos os fundamentos como o protagonismo da criança, a importância dos espaços educadores e que o processo educativo é vivo, plural e ao mesmo tempo singular. Tudo isso, estava visível por meio de documentações riquíssimas de diversos cantos no nosso país.
Também houve apresentações culturais de grupos artísticos brasileiros que trouxeram leveza, poesia, dança e música para o evento alegrando a todos. Foi, realmente, um encontro especial de estudo, reflexões e muito aprendizado que mobilizaram a todos sobre a importância da continuidade da formação para uma transformação significativa na educação de nosso país tanto no âmbito público, quanto privado.
Ana Carolina Freitas Cabral – membro da mesa diretiva da RedSolare Brasil representando o Distrito Federal