É com muito entusiasmo que disponibilizamos a Revista Virtual da RedSOLARE Brasil: Diálogos em Rede: http://issuu.com/ redsolaremexico/docs/revista_ redsolare_brasil
Um
entusiasmo que alimenta a nossa crença na coerência entre o discurso e
ação e nos faz ir mais além na nossa missão em defender a cultura da
infância. A Publicação tem como objetivo consolidar o processo pioneiro
vivenciado por 12 escolas brasileiras, sendo 06 públicas e 06 privadas,
nos meses de agosto a dezembro de 2013.
O
Projeto que envolve uma tecnologia pedagógica inovadora propôs que
escolas com realidades diferentes construíssem uma rede de relações, com
parceria e equidade - rompendo o modelo assistencialista que ainda
impera em nosso país, e ao iniciar uma investigação, produzisse
conhecimento; compartilhasse com respeito; colaborassem com outras
realidades; e a partir deste processo transformasse suas práticas pela
colaboração.
O
Grupo de Investigação em Cooperação 2013 colocou em evidência a
complexidade de atuar com educação num país continental, em especial
compreendendo que educação é relação. A aprendizagem acontece a partir
deste processo e considerar esta dinâmica como ponto de partida é
fundamental. Atuar com formação de educadores para e com a infância é
também lidar com todas as marcas da sociedade brasileira, é lidar sem
melindres com a desigualdade, competitividade e individualismo. É mais uma iniciativa da Rede que comprova que é no convívio com as diferenças que construímos um novo mundo.
Para
apoiar o registro do vivido nestes 05 meses, a publicação inicia com o
artigo das coordenadoras do projeto, que indicam o tema de referência
para a investigação, os caminhos trilhados, a tecnologia pedagógica
implantada, a inovação com os meios de comunicação e os desafios do
processo, tanto tecnológicos como sociais; em seguida, um breve artigo
que retrata a relação construída com Reggio Children neste
projeto, que de forma pioneira e exitosa construiu um diálogo à
distância com educadoras de Reggio Emilia para formação do Grupo.
Convidamos
a cada leitor a envolver-se com olhar de construção, colaboração,
contradição, processo, envolvimento, desafio, dedicação e parceria que
tanto caracterizou esta experiência.