terça-feira, 27 de setembro de 2011


“Encontro com Reggio”

Somos também como Reggio Emilia
* Maria Cristina Viganó da Silva Santos
Educadores do Brasil e da Itália reuniram-se em nossa escola, no início de agosto, para fazer o que mais gostam e o que mais sabem fazer, que é pensar e refletir sobre a criança e os processos de ensino e aprendizagem.
Estiveram conosco profissionais de algumas das mais importantes instituições de ensino da capital, participando do que chamamos de “Encontro com Reggio”, idealizado pelo Centro de Estudos Madalena Freire, ligado à nossa Escola, com apoio da RedSolare.
 No centro dos quatro encontros realizados na Unidade Espaço VivaVida, estiveram Deanna Magini, pedagogista, e Lanfranco Bassi, atelierista, ambos de Reggio Emilia, e educadoras importantes, como Cleide Terzi e Madalena Freire, que dá nome ao nosso Centro de Estudos.
Idealizado desde o início para ser aberto a outras instituições de ensino do país, o encontro de agosto foi precedido de uma visita nossa, em fevereiro deste ano, a Reggio Emilia para conhecer de perto aquela notável experiência. Participaram dessa visita técnica algumas de nossas diretoras e a assessora Maria Cristina Viganó, que constrói conosco o novo projeto pedagógico.
Mais de 10 conceituadas escolas da capital enviaram representantes para as reuniões – o que muito nos honrou. Afinal, compartilhar experiências consagradas e bem sucedidas na área pedagógica é algo que representa para nós um valor permanente. Só assim é possível disseminar as boas práticas pedagógicas para toda a comunidade.
Importância de Reggio Emilia
Reggio Emilia, que é capital de uma província situada na região norte da Itália, tem fama mundial pela excepcional qualidade de suas escolas de educação infantil. Consagrada por educadores e pela mídia internacional, a experiência de Reggio Emilia vem se espalhando por outras regiões. Na Itália são 13 creches e 21 escolas que compartilham do mesmo projeto, cuja essência é seguida hoje por instituições de diversos países.
Há vínculos sólidos a unir o nosso Projeto Político Pedagógico à experiência de Reggio Emilia. Não só pelas referências conceituais a Piaget, Vygotsky e a outros estudiosos que serviram de solo fértil para a nossa reflexão e a nossa prática.
Assim como os educadores de Reggio, enxergamos a criança como um ser potente, capaz de aprender muitas coisas, de maneiras diversas, através de diferentes linguagens. Compartilhamos com eles o entendimento quanto à especial importância da arte na formação das crianças e educadores. E juntos compreendemos que a educação e o cuidado com a infância são fundamentais para que tenhamos uma sociedade melhor, um mundo melhor.
É esta escola que sempre fomos – aberta e reflexiva, capaz de unir teoria e prática, disposta a inovar e a valorizar as referências histórias. É esta escola que levaremos à frente agora, em 2012 e nos anos futuros. É esta escola que agora compartilha com você a alegria deste “Encontro com Reggio”.
* Maria Cristina Viganó da Silva Santos
Direção
Escola Espaço Vivavida