PRESENÇA

“É necessário entender o espaço como um espaço de vida, no qual 
a vida acontece e se desenvolve: é um conjunto completo”. 
       (Enrico Battini)


O PRESENÇA é um Projeto que, através da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade pela segurança para a infância e uma cultura própria desta fase da vida - que valorize a brincadeira, a criatividade, o lúdico, sem excesso de consumo.

Nascido no Brasil, Salvador – BA, em 2012, o Projeto surgiu com o nome “Ausência Gera Violência. Marque PRESENÇA!”, e destacou o lema da campanha – “A criança na sua FELIZcidade”. A mobilização se fortalece após 2 anos como movimento voluntário organizado com a contribuição de crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições.

A ação foi idealizada pelo comitê gestor do Polo Bahia da RedSOLARE Brasil, com a liderança da educadora Marilia Dourado. O Grupo formado por Cândida Silva, Daniele Meyer, Danubia Leal, Iracema Moura, Luciana Balbino, Maristela Albuquerque e Paulo Marques fomentou as primeiras discussões e reflexões sobre a mobilização.

Os primeiros bonecos de pano foram criados por Marilia e sua neta Maria Eduarda e viraram símbolos do Projeto. Chamados de Duda e Dodo são também concebidos como embaixadores da paz para convidar mais pessoas e bonecos a marcarem presença no movimento.

A RedSOLARE Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, lidera o movimento no Brasil, que já se estende por 23 cidades e busca envolver cada vez mais. -- O movimento ganhou repercussão no mundo e se faz presente em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Portugal, Angola, Moçambique, África do Sul, Itália, Panamá.

Verifique a ação:
BLOG: http://presencanomundo.blogspot.com.br/

FACEBOOK: Presença/FB


Acesse o movimento: PRESENÇA - A criança na sua FELIZcidade
                                   PRESENCE - The child in your HAPPYtown
                                   PRESENCIA - Um niño em su FELIZciudad

ASSISTA A MOBILIZAÇÃO EM SALVADOR, 2014:





ASSISTA A MOBILIZAÇÃO EM SALVADOR, 2013:




ASSISTA A MOBILIZAÇÃO EM 2012: