segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Palestra de abertura - Marilia Dourado - Representante Nacional da RedSOLARE Brasil

Este encontro é para a equipe da RedSOLARE Brasil é a expressão do valor e do significado de "colocar as mãos na massa" e acreditar no poder da ação coletiva, do fazer junto. Esta foi a metáfora utilizada para compartilhar olhares, ideias, crenças e ações para falar do tempo presente, do que temos feito e do que temos projetado para o que está por vim.
Estudando a emoção do tempo atual, tempo complexo de muitos desafios, escutamos um pedido de sensibilidade, cautela e ação - algo que convem a quem trabalha com educação, principalmente para os que trabalham com educação infantil.
Nos encontramos e nos reunimos porque estamos conectados por algumas ideias, dentre elas, a compreensão de que ser educador pressupõe paixão, sensibilidade, dedicação, escuta, conhecimento e reflexão, construção e desconstrução, autoconhecimento, auto estima, e autonomia. Somos educadores que por uma decisão política, assumimos trabalhos adicionais porque desejamos ver transformada a cultura das escolas. Reconhecemos que tem uma energia que nos une e um imaginário coletivo que nos convoca.
Temos visto que a educação no mundo passa por momentos de grandes mudanças, quebras de paradigmas. O planeta clama por indivíduos mais sensíveis, reflexivos, mais humanos, próativos, que compreendam que o conhecimento produzido em qualquer cultura é infinito.
...
Acreditamos na mudança, estamos fazendo mudança, o futuro do planeta está em nossas mãos.

Nenhum comentário: