quarta-feira, 12 de junho de 2013

Intercâmbio possibilita integração entre crianças do Brasil e do México


“O homem constitui-se em sua humanidade à medida que desenvolve sua capacidade de fazer escolhas e se lançar ao mundo, transformando-se e transformando-o, em busca de desenvolver projetos para atingir metas e satisfazer desejos pessoais e coletivos a partir de valores históricos, culturalmente situados e socialmente acordados.”
                                                                                (Machado, 2000, p.2)
  
No ano passado, 2012, participando do Grupo de Estudo para América Latina em Reggio Emília, ao encontrar com Sausan Burshan, diretora da Àgora – Comunidade Educativa, no México, fui apresentada a uma coordenadora de sua escola, Rubí Ruiz, onde iniciamos um diálogo sobre a possibilidade de realizarmos um intercâmbio entre as escolas em que atuávamos.
A conversa foi tão acolhedora e estimulante que, no começo deste ano, 2013, recebi um e-mail de Rubí Ruiz, coordenadora da escola no México, sugerindo o início das ações nas duas escolas.
No começo, compartilhamos a ideia com a equipe de coordenação, professores e direção para que todos compreendessem a proposta enviada pela Escola Àgora.  Depois, escolhemos o Grupo Deztemidos para começar o diálogo e pensarmos em um plano de ação. 
O uso do computador e da internet como ferramentas na troca de informações entre alunos do Brasil e do México, vem provocando um intercâmbio cultural. Conhecer a sua cultura tem sido uma rica convocação, envolvendo todos da comunidade. 
 Despertar o interesse pela cultura, hábitos, usos e costumes, características geográficas e históricas do México vem possibilitando o interesse por descobrir e construir e valorizar conhecimentos sobre si, seu grupo, sua comunidade e também o seu país.
A cada nova carta recebida é um sinal de muita pesquisa e produção de materiais. As crianças têm vivido uma intensa busca de dados e informações que retratem um pouco da sua história para produzirmos materiais para enviarmos como resposta. Como também, a ansiedade das crianças para receber uma resposta tem mobilizado bastante a todos.
          Ainda estamos em processo de construção de uma nova carta e aguardando novos contatos para iniciarmos o diálogo através do Skype.
         Temos certeza, que o envolvimento das duas escolas está unindo países ricos em cultura e conhecimento, será um aprendizado significativo para todos nós.
Aguardem novas ações!


Bettina Aroucha- coordenadora pedagógica
Alexandra Batista – coordenadora pedagógica
Valéria – professora do Grupo Deztemidos
Escola Nova Nossa Infância