RedSOLARE - Polo São Paulo
Local: Casa da Cidade (Vila Mariana)
O 1º
encontro de 2014 do grupo de diálogo do Polo São Paulo, da RedSolare Brasil, aconteceu
no dia 29 de março, na Vila Madalena. Nesse
encontro, cerca de 35 participantes, de diversas regiões de SP (Caraguatatuba,
Jundiaí, Campinas, São Caetano, São Bernardo do Campo e Cotia, dentre outras),
tanto da rede pública quanto da rede privada.
A
representante nacional da RedSOLARE Brasil esteve presente (Marilia Dourado) e fez um
breve relato de sua última ida à Reggio (em fevereiro deste ano) em companhia
de sua netinha, o que deu um sentido muito especial a tudo o que foi vivenciado
por lá.
Também
estiveram presentes Nayara e Priscila (coordenadoras do Polo São
Paulo) e Danubia (Relações Públicas da RedSOLARE Brasil).
A premissa “Aprendizagens em permanente
construção” embasou as trocas. O intuito maior desse movimento é
"Conseguir espaços públicos de qualidade e garantir que as crianças possam
viver plenamente a infância", de acordo com a realidade (e diversidade)
brasileira.
A maioria das instituições de ensino tem seu
maior foco no resultado a ser apresentado às famílias e à comunidade, enquanto
o que realmente importa é o processo percorrido por cada criança, por cada
grupo!
A conexão cidade e escola é fundamental nesse processo de valorização e compreensão do
papel (e força!) do sistema educacional. Conforme citação de Peter Moss, “A
educação dá um efeito sobre outros campos. Ela pode, portanto, contribuir para a
construção de um mundo melhor”.
Dentre os
aspectos citados sobre a realidade em Reggio Emillia, estão:
* Uma cidade educadora, com instituições que desejam
“provocar” suas crianças para que essas inquietações as levem às descobertas,
ao encantamento pelo mundo e ao desenvolvimento de suas potencialidades.
* Junção de Educação e Cultura (enquanto nós temos, na
maioria das vezes, a dissociação desses elementos).
Vimos também
a documentação de uma escola italiana (Scuola Bruno Munari), em que as crianças
se envolveram na produção de vasos para presentear a escola (que completava
seus 10 anos de funcionamento), com envolvimento das famílias (foi mostrada
toda a projetação e a metacognição envolvida no processo).
Marilia
falou da preocupação em "não usar Reggio como modelo, mas sim, buscar
formas de pensar a infância numa perspectiva de equidade, com base no diálogo e
na troca de experiências".
Serão 6
encontros ao longo do ano (contando com esse primeiro): 26 de abril, 7 de junho
(para falar sobre a viagem a Reggio que se realizará em maio), 20 de
setembro, 25 de outubro, 29 de novembro. As
organizadoras do evento estão em busca de espaços (gentilmente cedidos) para
sediar esses encontros, cujo objetivo é:
Fortalecer o Polo São Paulo como espaço público e democrático de
discussões sobre políticas públicas e propostas pedagógicas para a infância,
tendo como pilares os aspectos da abordagem reggiana e o diálogo com a
realidade brasileira.
Em cada
encontro, a ideia é que dois participantes façam seus relatos (previamente
apresentados à RedSOLARE), sempre com um tempo para dialogarmos à respeito
(cerca de 30 minutos de exposição e 20 minutos para comentários de retorno).
A RedSOLARE Brasil
lançou uma revista digital com experiências de diversas escolas brasileiras,
que estão engajadas nessa busca. Segue link para apreciação do material:
Foi um encontro
cheio de energia, que propiciou o início de profundas reflexões acerca da
apresentação da Educação Brasileira a partir do universo particular de cada uma
de nós. Um grande desejo de compartilhar (mais e mais e mais...) aflorou e, com
ele, a possibilidade de fazermos a diferença no futuro de tantas crianças, por
meio da valorização, compreensão e promoção de uma infância permeada de
alegria, respeito e encantamento.
Agradeço a
oportunidade e espero que esse movimento ganhe cada vez mais adeptos!
Daniela Panizza Berzin