sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"A Metáfora da Criatividade e as Cem Linguagens" - 02/2015

Grupo de Estudos "A Metáfora da Criatividade e as Cem Linguagens" reúne 40 educadores do Brasil, Colômbia, México, Costa Rica e Peru. 

Com atividades interativas pautadas no diálogo com Reggio Emilia – Itália, o Grupo visitou o Centro Loris Malaguzzi, escolas e creches do município. Destaque para as visitas às Escola de Infância Paulo Freire, e Escola Bruno Munari onde os participantes foram recebidos com mensagens de boas vindas feitas pelas crianças da escola. 

O Grupo vivenciou intensamente a cultura do ateliê na certeza de que este é um ambiente que provoca e oferece possibilidades de transformar ideias em formas, com a reflexão: "O espaço interfere na forma". Com materiais e instrumentos que interferem e aguçam curiosidades os educadores foram convidados a observar e formular perguntas curiosas para compreender a realidade de um contexto da natureza em diálogo com a linguagem digital. A retroalimentação, recognição e documentação também foram temas dialogados.

Marilia Dourado, representante nacional da RedSOLARE Brasil que acompanhou o grupo, afirma: “Foram dias intensos, com experiências inusitadas e importantes que ficaram marcados no grupo dos 40 educadores que vivenciaram a formação”. A maioria dos participantes retornam hoje, 27/02, e trarão na bagagem para além das roupas de frio, um coração aquecido em conexão com a cidade referência mundial em educação para a infância.

Confira: