segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Seminário Internacional da RedSOLARE Brasil 2015. Participe!

O Seminário Internacional da RedSOLARE Brasil 2015 - “As crianças, as Linguagens da Natureza e cada um de Nós: Conexões e Relações com Reggio Emilia”, se aproxima e estamos vibrando com a possibilidade de um encontro conectado e envolvido por elementos que inspiram o processo criativo do educador: a infância e a natureza. 

O Encontro acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, no Vale do Capão (Chapada Diamantina - Bahia), com a possibilidade de Encontro de Aprofundamento no dia 15 e com a participação de educadoras de Reggio Emilia (Itália) - projeto educativo considerado referência mundial para infância. 

Com relatos de experiências brasileiras e da América Latina, os diálogos também serão marcados por atividades interativas como meditação, cirandas, caminhadas, saudação ao sol, saudação à lua e muito mais.

Maddalena Tedeschi (pedagogista) e Loretta Bertani (atelierista) são as educadoras de Reggio Emilia que conduzirão diálogos potentes sobre a experiência educativa em Reggio Emilia; os processos de documentação e projetação, que tornam visível a aprendizagem; bem como o papel do atelierista e a participação das famílias no cotidiano das escolas. Destaques para a Educação Infantil como bem comum e as conexões de aprendizagem a partir da natureza. 

Venha fazer parte desta conexão de educadores, crianças, natureza com educadores de forma efetiva, com a infância e com a natureza. Inscrições: http://migre.me/qzXLD

Saiba mais informações: http://issuu.com/redsolarebrasil/docs/informa____es_detalhadas



Um comentário:

Caranguejo Uçá disse...

Bom dia! Fiquei encantada com essa proposta metodológica, principalmente pq intuitivamente sempre caminhei nessa direção. Sou de Recife e estou atualmente morando em Roraima e cursando Pedagogia.

Em Recife faço parte da Ação Comunitária Caranguejo Uçá, que atua no Território Tradicional Pesqueiro na Ilha de Deus. (www.caranguejouca.blogspot.com). Desenvolvemos também ações com crianças e sempre nos preocupamos com a formação, e pensamos e desenvolvemos ações com base nessa perspectiva de construção, que valorize o desenvolvimento integral e integrado da criança com seu meio.

Por questões pessoais, resolvi vir estudar em Roraima. Aqui me deparei com uma realidade de Educação Municipal que acredito se encaixaria perfeitamente nessa metodologia. No andamento do curso me identifiquei demais com os Teóricos que embasam essa metodologia. Diante dessas questões aqui mencionadas, aos poucos percebo que este é o caminho que quero seguir nas minhas escolhas.

Por tudo isso pretendo aprofundar meu conhecimento e aplicar nas realidades que mencionei. Em Recife (PE) na Ação Comunitária Caranguejo Uçá, sem dúvida será mais fácil de estruturar a proposta, pq atualmente atuo na Diretoria de Projetos e sempre busco ter um olhar para a formação. Na realidade de Boa Vista (RR), ´tentarei atuar nessa direção e trabalhar para construir essa condição, se possível como proposta pra Rede Municipal futuramente.

Gostaria de saber se há previsão de encontros aqui em Boa Vista? E adoraria participar do encontro da Chapada, mas não sei se irei dispor de recursos suficientes para isso. Por isso queria saber se há há alguma perspectiva de bolsas e apoios para participar.

Grata,
Teresinha Filha
(terezinhafilha@hotmail.com)