terça-feira, 10 de maio de 2016

Grupo de Estudos da América Latina para Reggio Emilia 2016 - Relato de Experiência





De 01 a 06 de maio estive em Reggio Emilia e me senti acolhida pela cidade e pela RedSOLARE Brasil. Que experiência riquíssima, que encantamento estar presente neste encontro e me colocar em diálogo com essa pedagogia libertadora, pedagogia da escuta, das 100 linguagens e sobretudo da construção de uma infância feliz. 

Vivenciar, mover-se em direção ao novo, entusiasmar-se com cada detalhe e ter a possibilidade de transpor barreiras para ressignificar o cotidiano foram situações que me abraçaram nestes dias em que visitei Reggio Emilia. 

Agradeço a cada um que contribuiu para este processo de crescimento profissional e pessoal. Agradeço a minha família que compreendeu a ausência devido o propósito maior, colegas do grupo de estudos que se fizeram tão íntimas, mesmo sendo desconhecidas; cada palavra, gesto e olhar das pedagogistas, educadoras e atelieristas da cidade; Alba e Marilia pela receptividade e por acolherem as recomendações da Prof. Verônica com carinho. Obrigada a todos, pais, crianças, moradores e trabalhadores de Reggio Emilia.

A caminhada é longa e a partida é sem dúvida a ESPERANÇA numa estrada sem fim, mas com grandes transformações pelo caminho... Um abraço!


*Janaina Oliveria Gonçalves
Educadora
Itabirito - MG

3 comentários:

Prof Elen de Sousa disse...

Olá Janaina! Você foi de forma particular ou coletiva? Saberia me dizer se tem visitação em português?

Prof Elen de Sousa disse...

Olá Janaina! Você foi de forma particular ou coletiva? Saberia me dizer se tem visitação em português?

RedSOLARE Brasil disse...

Olá Elen,
Este relato foi referente ao Grupo de Estudos da América Latina para Reggio. Foi um estudo coletivo e a programação teve tradução em português. Em 2017 teremos este Grupo novamente, será de 07 a 12 de maio. Mais informações, entre em contato conosco: redsolarebrasil@gmail.com