terça-feira, 7 de junho de 2016

Formação em parceria com a Revista Direcional Educador.




A RedSOLARE Brasil em diálogo com o mundo: Teorias e Práticas para e com a infância em conexão com Reggio Emilia – Itália. Em parceria com a Revista Direcional Educador é lançado na edição 134, o primeiro capítulo - "A Pedagogia da Escuta e a carta de identidade de escolas" - da série de sete artigos, a teoria e prática da Educação Infantil de Reggio Emilia, referência mundial em Educação Infantil. 

Será aprofundado pesquisas e teorias que articuladas entre si apoiam ações educativas transformadoras, a partir da apresentação de documentações e análise de algumas práticas pedagógicas bem sucedidas, públicas e privadas, do Brasil e de outros países da América Latina que dialogam com as experiências de Reggio Emilia, identificando quais fatores contribuem para que as crianças aprendam e revelem seus processos de aprendizagem. 

A análise será feita a partir de compreensões sobre o ser humano na infância, seus processos de aprendizagem expressos em ideias, pensamentos e linguagens, sobre questões relacionadas a: 
• Escola, identidade, valores, culturas, conhecimentos e VIDA;
• Relações, vínculos e formação de grupos;
• Descobertas do mundo físico, social e natural. 

Atentos as dinâmicas pedagógicas e a cultura da e na escola. A partir desta análise serão identificados os indicadores e impacto dos contextos, processos e relações que devem ser considerados no planejamento e avaliação das práticas educativas na Educação Infantil, considerando a escola como lugar de VIDA bem vivida em contraposição a preparação para a VIDA. A formação contará com com os seguintes módulos:

1. A Pedagogia da Escuta e a carta de identidade de escolas. 
2. A Teoria dos Prazeres e a imagem de criança 
3. A força e a beleza dos espaços-ambientes 
4. Participação - Uma pedagogia é que acolhe o inédito do ser humano e a beleza do inesperado de crianças e adultos, protagonismo de crianças, educadores e famílias 
5. As múltiplas linguagens e as capacidades narrativas da sedução estética 
6. Projetação e documentação – mapas de ideias, mapas de percurso, registros, relançamento, recognição e metacognição 
7. Avaliação Diagnóstica Continua e memórias do vivido