quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

NOTA | Escola é espaço de diálogo respeitoso.


Neste fevereiro de 2019, o Ministério da Educação – MEC, divulgou uma Carta com um pedido do ministro da Educação  em  que as escolas brasileira públicas e privadas leiam o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos” (utilizado na campanha do atual Presidente do Brasil - Jair Bolsonaro), perfilem alunos, professores e funcionários frente à bandeira, executem o Hino Nacional e filmem a ação. Após manifestações de Instituições de Ensino, outras entidades e milhares de cidadãos, o MEC fez ajustes em seu pedido e informou que a ação será mantida com uso institucional, e que faz parte de uma política de valorização dos símbolos nacionais. 

A Associação RedSOLARE Brasil, como instituição que tem a missão de defender a cultura para e com a infância e difundir as ideias e práticas de Reggio Emilia, acredita nas “Cem Linguagens”(metáfora da criatividade e do valor das linguagens expressivas) da criança, nos direitos e deveres de cada pessoa, na estratégia de educação em cooperação. 

Acreditamos que somos co - responsáveis pelos processos de crescimento, integração e transformação da sociedade. O nosso respeito à Pátria brasileira, aos símbolos nacionais é também o nosso respeito a todas as etnias, cultura, religião e proveniência social.

Nossas escolas que acolhem milhões de brasileiros e brasileiras, hoje, precisam de transformação em cooperação, de mais pensamento crítico, de estruturas melhores que fomentem espaços de aprendizagem afetuosos, potentes, diversos. Muito foi feito para as conquistas que temos hoje, e muito ainda precisa ser feito para melhor construirmos uma educação de qualidade que respeite todos e todas, que respeite a infância, sua alegria, sua autonomia, suas experiências. Escola é espaço de diálogo respeitoso.


Por mais escolas em transformação;
Crianças, educadores e famílias em cooperação;
Uma responsabilidade em comunidade e de cada um;
Valorização de identidades, culturas, diversidades e concepções.

Por mais escolas para e com a infância;
Por mais escuta, democracia, liberdade e interação.
São as nossas crenças, valores e ações cotidianamente.



Equipe RedSOLARE Brasil
redsolarebrasil@gmail.com
+55 71 3036 3009