sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Crianças curiosas, ambientes Criativos - O Sistema Municipal de Reggio Emília

O 10º encontro da RedSolare no SESI Itapagipe, foi como uma onda suave ou uma brisa que carrega um perfume que revela doces lembranças! Foi como voltar o filme dos bons momentos que vivi entre as alegrias , desafios e aprendizagens que a vida proporciona .Me senti, particularmente retornando pra casa, o SESI .Revi colegas que são personagens da minha história, professora Josenice que é uma referência em educação infantil, Ilca, Arlene, graça, Marília , Alba e outras personalidades .

O momento foi regado pelas crianças da educação infantil, (que são o sentido de tudo isso),através do lindo projeto de leitura,que tem Jorge Amado e Zélia Gattai, por que não dizer, como homenageados com a exposição oral da história “O gato malhado e a andorinha Sinhá” por uma criança de 5 anos. essa trama fala de um amor impossível entre esses personagens e que não tem um final comum às histórias infantis .

Mas, toda história ,para criança pequena, tem que ter um final feliz? A professora Arlene revela um sentimento muito comum a nós professores de educação infantil ,poupar seus alunos dos finais desagradáveis. E revela a importância de preservar a história do autor , fazendo apenas adaptação a sua linguagem, já que não se trata de uma literatura “específica” para crianças pequenas .

No outro momento Marília Faz um breve histórico de Reggio Emilia, cidade localizada ao norte da Itália ,destruída e reconstruída (angariando recursos através dos destroços da guerra) por mulheres pensando a educação. E da pesquisa de Lóris Malaguzzi, que é traduzida mais em ações e em poucos escritos.

Marília descreve um pouco das escolas infantis regianas,dando ênfase as relações horizontais que existem entre os espaços e as pessoas(adultos e crianças), tal espaço não tem características “convencionais” de escola. ,sendo este denominado contexto social educativo, espaço este dinâmico( pois não são fixos, mudam sempre que necessário ou desejado ) e polisensorial, possibilitando o uso das diversas linguagens . A Ética a Estética e a Política os princípios que regem a educação. Outro fato importante é a preocupação com o meio ambiente; as escolas são pensadas pelas crianças e construídas com elementos naturais que não trazem danos a natureza.

Na Reggio Emilia a educação infantil é de responsabilidade do sistema municipal e o ensino fundamental ,do sistema estadual. Como assegurar a continuidade das idéias de Malaguzzi, no ensino fundamental?

Os passos avançam...














28 de outubro de 2010
Abraço a todos!
Léa (CMEI CID PASSOS)