quinta-feira, 13 de março de 2014

Diálogos em Rede

É com muito entusiasmo que disponibilizamos a Revista Virtual da RedSOLARE Brasil: Diálogos em Rede: http://issuu.com/redsolaremexico/docs/revista_redsolare_brasil
Um entusiasmo que alimenta a nossa crença na coerência entre o discurso e ação e nos faz ir mais além na nossa missão em defender a cultura da infância. A Publicação tem como objetivo consolidar o processo pioneiro vivenciado por 12 escolas brasileiras, sendo 06 públicas e 06 privadas, nos meses de agosto a dezembro de 2013.
O Projeto que envolve uma tecnologia pedagógica inovadora propôs que escolas com realidades diferentes construíssem uma rede de relações, com parceria e equidade - rompendo o modelo assistencialista que ainda impera em nosso país, e ao iniciar uma investigação, produzisse conhecimento; compartilhasse com respeito; colaborassem com outras realidades; e a partir deste processo transformasse suas práticas pela colaboração.
O Grupo de Investigação em Cooperação 2013 colocou em evidência a complexidade de atuar com educação num país continental, em especial compreendendo que educação é relação. A aprendizagem acontece a partir deste processo e considerar esta dinâmica como ponto de partida é fundamental. Atuar com formação de educadores para e com a infância é também lidar com todas as marcas da sociedade brasileira, é lidar sem melindres com a desigualdade, competitividade e individualismo. É mais uma iniciativa da Rede que comprova que é no convívio com as diferenças que construímos um novo mundo.
Para apoiar o registro do vivido nestes 05 meses, a publicação inicia com o artigo das coordenadoras do projeto, que indicam o tema de referência para a investigação, os caminhos trilhados, a tecnologia pedagógica implantada, a inovação com os meios de comunicação e os desafios do processo, tanto tecnológicos como sociais; em seguida, um breve artigo que retrata a relação construída com Reggio Children neste projeto, que de forma pioneira e exitosa construiu um diálogo à distância com educadoras de Reggio Emilia para formação do Grupo.
Convidamos a cada leitor a envolver-se com olhar de construção, colaboração, contradição, processo, envolvimento, desafio, dedicação e parceria que tanto caracterizou esta experiência.