quarta-feira, 27 de maio de 2015

Participe de um Projeto Internacional - Mensagens Planetárias


Caros (as) Educadores (as), 

A RedSOLARE Brasil participa do Projeto Internacional da Reggio Children - Mensagens Planetárias. 
Receberemos até o dia 05/07/2015, mensagens de crianças brasileiras de até 10 anos. Divulgaremos estas mensagens em nossas redes e selecionaremos 05 que serão enviadas para Reggio Children para divulgação pelo mundo!






Mensagens Planetárias | Convite para participar de um Projeto Internacional
Nós estamos – e devemos estar convencidos disso – dentro de um ecossistema: nossa jornada terrena é uma viagem que fazemos juntamente com o meio ambiente, natureza, o universo. Nosso organismo, nossa moralidade, nossa cultura, nosso conhecimento, nossos sentimentos estão ligados com o ambiente, com o universo, com o mundo. E aqui podemos encontrar a teia de aranha da nossa vida. (Loris Malaguzzi).

A ideia é recolher mensagens de todo o mundo sobre o mundo
A origem do projeto é o desejo de relacionamentos das crianças: a partir de caixas de mensagens pessoais – lugar de troca e comunicação, presentes pequenos, desenhos, convites – usados por um longo tempo nas pré-escolas e centros infantis do Município de Reggio Emilia, chegarmos a uma das instalações interativas desenhadas por crianças de Reggio para o Parque de Crianças na Expo Milão 2015 com o título "Mensagens Planetárias – Elo em torno de um Futuro". A troca de mensagens é um hábito muito familiar para as crianças, que é mantido e promovido pela filosofia educacional de Reggio Emilia. O Centro Internacional Loris Malaguzzi em Reggio Emilia abraçou a ideia de dar à luz a uma cadeia de Mensagens Planetárias, re-lançada a nível internacional através do projeto e do site www.planetarymessages.com

Por que as mensagens planetárias?
Estamos interessados em descobrir o que as crianças pensam, o que elas dizem sobre a Terra, concebida como um lugar para relações, um organismo vivo, habitado por organismos vivos que possuem uma relação empática, alegre e encantadora para o outro. E então, entre a primeira comunicação que nós coletamos online, encontramos um pensamento sobre a energia que está dentro de nós, um diálogo entre os caracóis, um mapa de estrelas, uma teoria sobre as marés... A voz da infância, proveniente de diferentes países pode se tornar, num mundo muitas vezes agarrado à tragédias e opressões, uma voz de esperança para uma humanidade capaz de inteligência, empatia e diálogo com o que está ao seu redor.

Maiores Informações: 71 30363009 | redsolarebrasil@gmail.com