sexta-feira, 8 de maio de 2015

Relato de Experiência - Reggio Emilia: O fascínio por essa filosofia



Adorei a minha experiência na cidade de Reggio Emilia, na Itália. Gostei tanto que quero muito voltar. E quando eu digo em voltar, não seria apenas para fazer parte de outro grupo de estudos, de 3 ou 4 dias, mas sim de ficar um tempo para aprender o máximo possível com todas aquelas educadoras, que possuem o dom de entender e de buscar o conhecimento com base na experiência vivida pela criança.

Eu trabalho com a filosofia de Reggio Emilia há aproximadamente 10 anos, e nunca me canso de me surpreender com a beleza e a riqueza com a qual ela aborda, a visão da criança e as suas potencialidades como ser único, inteligente e capaz.

Eu fiquei fascinada como eles valorizam e promovem a cultura da infância pela cidade. Valorizando a aprendizagem e tornando visível a imagem da criança como cidadã forte e presente na sociedade. 

Em uma das escolas que visitei, as crianças estavam trabalhando em um projeto com os artistas de rua, no qual ambos, trabalham juntos pintando murais pela cidade. Essa iniciativa faz parte do projeto “Tornando visível a aprendizagem” e do diálogo entre as escolas e a cidade.

Outro aspecto interessante do projeto de tornar visível o aprendizado é com relação ao trabalho de documentação apresentado pela cidade. Perto do hotel em que estava, o São Marco, há uma documentação de um projeto de bicicletas desenvolvido pelas crianças, no qual elas usam materiais recicláveis, como forma de representação do processo de aprendizagem. Essa documentação fica localizada na passarela que sai da estação de trem e vai até o centro Loris Malaguzzi. É imperdível!  

Se possível, pare para ler e se conectar com tamanha riqueza e sensibilidade dessa filosofia, que valoriza  a visão das crianças e o papel importante que elas possuem na comunidade.

Um dos momentos mais especiais pra mim foi ouvir as palavras de Carla Rinaldi, onde ela sabiamente revelou que o segredo da filosofia Reggio Emilia é aprender um com o outro. Onde numa relação de cooperação e colaboração, professores, coordenadores e atelieristas trabalham juntos investigando a relação da criança com o aprendizado.Carla também mencionou que o objetivo dos educadores em Reggio não é somente facilitar a construção do conhecimento da criança, mas acima de tudo de ajudá-la a ser um ser humano melhor a cada dia.

Eu fico muito feliz de saber que a prática de Reggio Emilia está crescendo no Brasil e que há educadores, assim como eu, que são fascinados por essa filosofia que respeita tanto as crianças e as suas relações com o mundo.

Espero que cada um de vocês aproveitem essa experiência ao máximo, degustem a maravilhosa comida italiana e retornem ao Brasil encantados e motivados a reinventar a nossa prática educativa.

Um grande abraço e até breve!



Clarissa Miller
Mestrada em Educação Infantil | Portand State University - USA
 Grupo de Estudos em Reggio Emilia 2015, pelo Programa de Mestrado
Professora de Educação Infantil 
 Helen Gordon Child Development Center, Portland - OR - USA