quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Relato de Experiência - Seminário Internacional 2015



*Relato de Experiência
Trícia Carvalho, Aline Melo Almeida e toda a equipe da Escola Sonho de Criança

Aracaju, Sergipe, Brasil.




“Participarmos do Seminário da RedSolare no Vale do Capão foi uma imersão na natureza mais profunda do que acreditamos ser educação. Educação na condição de troca de experiências, de aprofundamento do que sabemos, do que sentimos, da identificação do que é realmente valoroso para a  vida e formação da criança.

Em nosso primeiro encontro inspirador, quando tivemos o privilégio de encontrar e partilhar emoções e informações com dona Maria Amélia Pinho e as representantes da RedSOLARE, houve um grande repensar do como fazer educação no dia a dia, como respeitar os ritmos das crianças, como proceder com atividades de completo encantamento. E nós, como embebidas pelo imenso pulsar da vida educativa, nos demos belos espaços de praticarmos em cada atividade na escola e com as famílias estes belos condutos educativos e, como era de se esperar, tudo deu muito certo! 

Em Julho estivemos em Bilbao, Espanha, nos estudos sobre Neurociência junto aos cientistas e professores do Project Zero, onde Reggio é citada e elogiada. Agora, no Capão, a partilha só se intensificou. Um belo e heterogêneo grupo, com muito o que contar, muito o que aprender, muito o que ensinar. Em nós ficou um certo incômodo no sentido de não apresentarmos mais do que já fazemos, ideias que foram norteadas claramente por Reggio e a partir destes encontros. A ideia de partilha de Reggio é tão intensa que desperta em nós continuamente a vontade de mostrar cada oficina, cada vivência, cada dinâmica, cada ambiente cuidadosamente preparado para os jogos e brincadeiras! 

Continuamos estudando, dando sequência ao pulsar da vida da criança que nos toma e nos desperta enquanto seres vivos melhores e parte de um TODO. Agradecemos a oportunidade! Cada informação, cada vídeo, cada foto, cada fala, cada lágrima, cada olhar cheio de brilho, toda a natureza que nos acalantou durante o encontro, a vibração de Marília, das italianas, das brasileiras que se encantaram com as preciosidades deste Brasil, enfim, tudo isto nos toca, nos mobiliza em torno de uma educação viva, respeitando o vivo e a vida”.