segunda-feira, 22 de março de 2010

Alegria Compartilhada

Jacqueline da Silva

Nos dias 18, 19 e 20 de março tive a oportunidade de estar novamente em Salvador, cidade linda e encantadora, onde participei do 1º Encontro desse ano da RedSOLARE Brasil - Diálogos com a experiência da prática educativa da Reggio Emilia. Essa cidade tornou-se ainda mais encantadora com o meu encontro com Marilia Dourado e Alba Peixoto, pessoas maravilhosas que me permitiram conhecer ainda mais o trabalho da RedSolare aqui no Brasil, em especial, Salvador.

O Encontro na Escola Colmeia foi muito legal onde o contato com materiais pedagógicos como bibliografias que retratam as experiências das escolas de Reggio, materiais relativos a documentação pedagógica de diferentes escolas e regiões do nosso país, bem como do mundo, foram disponibilizados aos participantes numa exposição maravilhosa. O relato da experiência da professora Alba e o contato com os professores de Salvador foi muito enriquecedor para o nosso trabalho aqui no Rio Grande do Sul, onde foi possível trocar além de experiências o contato através de e-mails que com certeza nos possibilitarão estarmos mais próximos afetivamente do que espacialmente.


Quanto ao relato feito pela professora Alba, destaco algumas idéias que nos permitiram refletir sobre as nossas práticas junto as crianças como: “... com alimento ao imaginário é que os projetos vão nascendo...todos os conhecimentos são ativados porque nascem pelo desejo das crianças e não pelo desejo único do professor. Que imagem nos temos da criança? Que visibilidade damos a ela? e conclui citando Wall Disney “Se podemos sonhar, também podemos transformar os nossos sonhos em realidade”. E é aí que entra o nosso desafio enquanto educadores, acreditar nas capacidades das crianças construindo uma educação melhor com elas.

Esse encontro também me permitiu conhecer uma belíssima Escola de Salvador e todo o seu trabalho pedagógico, chamada Escola Nova Nossa Infância. Parabenizo e agradeço essa equipe de profissionais.

Gostaria de dizer que esse Encontro da RedSOLARE foi de grande valia para o meu trabalho no Centro Universitário UNIVATES/RS/Lajeado e também para os meus estudos no Doutorado.

Assim, diante do que vivi, convido a todas as pessoas preocupadas com a Infância que participem dos encontros mensais sobre Relatos de Experiências, em Salvador, promovidos pela RedSOLARE Brasil.

Agradeço a Marilia Dourado, a Alba Peixoto, pessoas muitos especiais e a todos os educadores com os quais tive contato nesse curto espaço de tempo e que compartilharam comigo essa alegria.

Abração forte a todos,

Jacque


Jacqueline da Silva é professora do Centro Universitário UNIVATES/RS/Lajeado e doutorando em Educação Infantil