domingo, 30 de setembro de 2012

“Ausência gera violência. Marque Presença!"


Salvador, 30 de setembro de 2012.
Carta Aberta à Comunidade,

A RedSOLARE Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália, está liderando em Salvador, um movimento organizado por crianças, educadores, famílias,  escolas e outras instituições de educação, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.
Esta mobilização tem a intenção de chamar a atenção da sociedade para o abandono e a violência nas ruas da nossa grande morada. Como diz Gaston Bachelard: “A cidade é nossa casa, toda morada é educativa”.
As crianças têm ideias e olhares surpreendentes sobre a cidade, sua condição, estrutura e organização. Garantiremos momentos para escutar e valorizar suas vozes, vez e ideias, apoiando-as em ações que deem visibilidade a uma campanha da Criança na sua FELIZcidade!
Durante o mês de outubro, faremos um exercício de escuta das crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador.
No dia 20/10 (sábado), às 9 horas, vamos habitar a cidade e criar uma rica atmosfera de paz, traduzida pela presença da infância e com a força da liderança das famílias e instituições de educação.
Neste dia faremos um ato público na Praça Municipal e vamos espalhar pela cidade os bonecos feitos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade é nossa casa e precisa ser cuidada por todos, precisa ter seus espaços públicos ocupados, em um clima que contagia, cultiva a esperança, acredita na mudança!
Sua participação e engajamento serão fundamentais. A ideia é que cada família faça bonecos e mobilize vizinhos e amigos para participarem desta iniciativa. Nossa meta é fazer 10.000 bonecos.

Coisas mágicas acontecem quando a gente decide fazer algo diferente ou simplesmente vai a lugares onde não costumamos ir!

Marque presença!
Comitê Gestor do Polo Bahia da RedSOLARE Brasil