domingo, 16 de setembro de 2012

RedSOLARE Brasil organiza Grupo de Estudos em duas cidades da Colômbia




A RedSOLARE Brasil, em parceria com a RedSOLARE Colômbia, promove Grupo de Estudos para brasileiros na Colômbia, no período de 06 a 14 de outubro de 2012. A programação prevê Encontro de Aprofundamento em duas escolas em Bogotá, com educadores colombianos que dialogam com Reggio Emilia; participação no Seminário Vozes que Transformam: Um Fio de Esperança Permanente, na cidade de Barranquilla, com a presença de Daniela Lanzi, pedagogista das escolas de Reggio Emilia e Anna Orlandinni, atelierista das escolas municipais de Reggio Emilia; além de atividades culturais e visitas a espaços educativos nas duas cidades.

Esta é mais uma iniciativa que fomenta a articulação em Rede, difunde as ideias da prática educativa de Reggio Emilia e promove intercâmbios reais entre os estados brasileiros e países da América Latina. A organização de um grupo de brasileiros para a Colômbia faz parte de um planejamento de expansão e novas possibilidades de diálogo para a Rede em 2012, que esteve em maio com mais de 100 educadores no Grupo de Estudos para América Latina em Reggio Emilia e em agosto realizou o Seminário “As Vozes que Transformam: Um Fio de Esperança Permanente” em duas cidades do Brasil, Sorocaba e Belo Horizonte, com participação de aproximadamente 500 educadores brasileiros em diálogo com Bruna Elena Giacopini e Elena Chierici, pedagogistas das escolas municipais de Reggio Emilia.

A RedSOLARE Brasil tem empreendido esforços que agregam e fortalecem ações em defesa da cultura da infância numa perspectiva integral e integrada e em articulação com diversos sujeitos. Para Alba Bezerra, coordenadora do Polo Bahia e integrante da RedSOLARE Brasil desde 2006, este é um ano marcante. “Além de comemorarmos 6 anos de consolidação e articulação com diversas cidades, instituições e educadores do nosso país, a RedSOLARE Brasil vivencia um ano intenso que simboliza o crescimento e o movimento desta Rede. Com estrutura viva e dinâmica, que agrega os diversos olhares e respeita o ser humano, este Grupo convida cada educador a repensar as práticas educativas de seu contexto e consequentemente do nosso país. Vivenciar o Grupo de Estudos na Colômbia será mais uma excelente oportunidade de reflexão e transformação ”, enfatiza a educadora.

Inscrições e informações: redesolarebrasil@gmail.com / 71 3356 0037