sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Diálogo sobre Encontro Mensal de agosto/2012 em Salvador





*Tatiane Nascimento de Brito


Como sempre, o encontro não decepcionou, ao contrário, aqueceu minhas idéias...
Nesses instantes é que penso como é bom estar juntos, ouvindo outras realidades, fortalecendo crenças e acostumando o ouvido para os diferentes pontos de vista.
O que me intriga ás vezes é o fato de termos tanta gente pensando em um mesmo objetivo, que é a qualidade e o valor da educação infantil, no entanto em pólos distantes, sem congruência nas ações e discussões. Acredito que, no diálogo, seremos mais fortes e quem ganha é a educação infantil.
Isto de forma nenhuma invalida o encontro, que foi aberto com uma recapitulação do histórico das ações da RedSolare Brasil,em seus Seminários, na constituição de um Grupo de Cooperação, e nas demais ações que o ligam a países da Latinoamérica e ao mundo.
Feito isso, prosseguimos nas impressões dos visitantes de Reggio Emília, com suas nuances de alegria, encanto (estupor) e desconstrução, é “o efeito Reggio!”
Mais uma vez, é bom que se diga, todos ficamos certos de que o vale é a inspiração, o alimento que abastece a  alma que faz aos olhos, aos ouvidos, dando um prazer mesmo, vontade de estar e de entender quanta harmonia para tratar de crianças.
Quem vai a Reggio Emília, volta meio assim mesmo, tocado na sensibilidade, numa espécie de êxtase, com vontade de filosofar e de sonhar. Só que sonhar junto é melhor, e foi o que fizemos neste encontro, tentando pôr os pezinhos no chão e refletir sobre a nossa prática. Nem sempre erramos, nem sempre acertamos, mas estamos sempre caminhando.
Estive satisfeita de conhecer o CMEI Almir Oliveira, um espaço de aconchego, de pessoas sorridentes e delicadas, atenciosas, de boa luminosidade, e a propósito, adorei os repaginados CDs na entrada, com efeitos lindos em degradê. Parabéns ao CMEI, nossas colegas, fazendo educação pública de qualidade!
Que bom se houvessem mais parceiros na Rede Municipal de Salvador, fortalecendo práticas exitosas,para fortalecer a própria rede. Ter esta visão e trabalhar para isso é o esperado por nós.
No mais, muita conversa boa, entremeada de suco, café, água e magia. Parabéns a todos nós!
E para nós, este lindo poema que diz muito da nossa utopia de viver.


AVE ALEGRIA,
CHEIA DE GRAÇA
O AMOR É CONTIGO,
BENDITA É A RISADA
E A GARGALHADA!
SALVE A JUSTIÇA
E A LIBERDADE!
SALVE A VERDADE,
A DELICADEZA
E O PÃO SOBRE A MESA!
ABAIXO A TRISTEZA!
AVE ALEGRIA!

                           SYLVIA ORTHOF
*Tatiane Nascimento de Brito
Vice-diretora do CMEI Cid Passos e Professora do 2° ano B