sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mobilização do Polo Bahia é lançada no Seminário promovido pelo CMEI Almir Oliveira


O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Almir Oliveira, localizado em Mussurunga, Salvador - Ba, realizou na última quarta-feira (26), das 8h às 17h, na Faculdade D. Pedro II, o Seminário “Tempo e Espaço de Escuta, Diálogos com Reggio Emilia”. O evento teve como objetivo estabelecer mais um espaço de diálogo sobre as experiências vivenciadas, a partir de estudos, pesquisas e envolvimento do grupo com a prática educativa de Reggio Emilia, tendo como foco compartilhar relatos de experiência das educadoras do CMEI que buscam dar visibilidade ao potencial das crianças, bem como difundir e reforçar práticas de qualidade na educação infantil.

Equipe de educadoras do CMEI Almir Oliveira


Além da apresentação da diretora do Centro, Prof.ª Iracema Moura, todas as educadoras relataram as experiências, expectativas e desafios vivenciados em projetos com as crianças de 0-3 anos. Pela tarde, a representante nacional da RedSOLARE Brasil, Prof.ª Marilia Dourado, ministrou a palestra “A criança como protagonista da ação educativa” e fez o lançamento da mobilização da Rede para o mês de outubro em Salvador: Ausência Gera Violência. Marque Presença. Ato Público que será realizado em Salvador, no dia 20/10, às 9h, na Praça Municipal. Este é um movimento liderado pelo Polo Bahia e organizado por crianças, educadores, famílias, escolas e outras instituições de educação, para ocupação dos espaços públicos da cidade, com segurança.


"Durante o mês de outubro, faremos um exercício de escuta das crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representarão os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador. Assim, no dia 20/10 será realizado ato público e vamos espalhar pela cidade os bonecos produzidos pelas crianças, famílias e educadores para comunicar que a cidade é nossa casa e precisa ser cuidada por todos", destacou a pedagoga que participa entre os dias 08 e 12 de outubro do Seminário Internacional Vozes que Transformam: Infância, Um Fio de Esperança Permanente, realizado na Colômbia.