segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Relato de uma viagem : Reggio Emillia



*Luciana Balbino


Chegamos em Reggio Emilia dia 22 de fevereiro ,em pleno carnaval.As crianças brincavam fantasiadas com suas famílias em um clima de muita alegria e ludicidade.Assistiam nas praças peças teatrais e exerciam jogos livres nas ruas com outros pequenos companheiros.
Conhecendo,estudando, viajando e dialogando juntos em Reggio Emilia em fevereiro de 2009, com educadoras, artistas, gestores e consultores educacionais da América Latina através da RedSolare Brasil,foi uma incrível oportunidade de dialogar com uma cidade educadora, que acredita nas infinitas potencialidades expressivas das crianças.
Presenciamos a inauguração do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Loris Malaguzzi. Estávamos lá em pleno aniversário de Loris Malaguzzii!!!
O Centro Internazionale Loris Malaguzzi impressiona pelos seus propósitos, pela sua estrutura física.Espaço este que abriga o Ateliê Raggio di Luce que possibilita pesquisas interativas com a cidade e visitantes.
A semana de estudos em Reggio possibilitou observar o investimento da Prefeitura ,o compromisso dos professores e das famílias com a construção de uma escola para a primeira infância pública e de qualidade que respeite e aproxima-se da cultura da infância.
Uns dos momentos mais esperados por mim foi a visita às escolas.Visitamos duas: a Salvador Allende e a Paulo Freire.Lindas, aconchegantes e que revelam suas práxis através de uma rica e vasta documentação dos projetos e processos em andamento com as crianças.Ao chegarmos a Paulo Freire,encontramos na entrada da escola instrumentos musicais afro-brasileiros como também livros de Monteiro Lobato.
As pesquisas realizadas no ateliê desta escola dialogava com a Arte Ambiental e Contemporânea .As crianças estavam envolvidas em um projeto de construção de bancos para uma praça pública, com um designer muito criativo.
Em quase todas as palestras as Pedagogistas , Atelieristas citaram o nome do nosso querido e inesquecível Paulo Freire, o encontro dele com Loris Malaguzzi.
Participei de uma noite muito especial junto a representante da RedSolare Brasil, Marilia Dourado, e com dezenas de mães, pais e gestores da Escola Coperativada Baudduco, para um diálogo sobre a a Educação na América Latina.Tive a oportunidade de falar sobre a minha experiência como atelierista no Centro Municipal de Educação Cid Passos em Salvador, fomos muito aplaudidas!
Enceramos o ciclo de debate com os Pedagogistas, Atelierista de Reggio Emilia, escutando Carla Renaldi com uma palestra sobre a Pedagogia da Escuta: simplesmente maravilhosa!!!Tirando lágimas de nossos olhos de tanta emoção!!
Para finalizar este intercâmbio tão intenso, as Vozes da América Latina foram ouvidas com relatos de projetos inspiradores que nos fortaleceram a continuar trilhar um caminho onde as crianças possam reencontrar o caminho da infância, cheios de quintais invencionáticos....



*Luciana Balbino é atriz, arte-educadora e professora da Rede Municipal de Educação de Salvador - Bahia


2 comentários:

Tati Nascimento disse...

Lu: lindo seu comentário, vc revela nele o produto de uma viagem a um lugar cheio de práticas cotidianas de respeito a criança em sua condição dinâmica de ser alguém que enxerga a vida com sensibilidade, uma criança que não é um vir a ser, ela já é desde sempre!
Que bom é beber em novas fontes para nos inspirar e ver como estamos caminhando...
"Quando a gente acha que tem todas as respostas, a vida vem e muda todas as perguntas"
Um cheiro!
Tati Nascimento (cid passos)

Geiza Luzia disse...

Lu,minha grande amiga,o seu olhar artistico sempre revela coisas surpreendentes,sei que voce se encontrou com estas idéias nao foi por obra do acaso, na verdade acho que elas sempre estiveram com voce na medida que voce revela na sua pratica a defesa dos direitos das crianças ,da cultura da infancia ,conseguindo sempre transformar os lugares por onde voce passa ,respeitando o desejo das crianças ,contagiando as pessoas que estao ao seu redor e provando que quando se quer ,o sonho vira realidade e a escola se transforma num palco de grandes realizaçoes,onde as crianças sao os verdadeiros protagonistas e os maiores premios sao aqueles que engrandecem a alma e nos faz crescer como seres humanos e como profissionais conscientes do nosso papel como educadores.Parabens amiga e obrigada pelas grandes contribuiçoes que trouxe para a nossa escola e para nossa vida e com certeza as crianças tambem agradecem.A sua missao é grandiosa!Geiza Luzia (Cid Passos).