sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Um diálogo com a Abordagem Reggiana


*Josiane Del Corso

Viajar para Reggio Emilia e conhecer o trabalho desenvolvido nas escola públicas parecia um sonho, realizá-lo foi muito gratificante.

Chegamos em Reggio Emilia num domingo de carnaval, muito frio, muita vontade de conhecer a cidade das melhores escolas públicas infantis do mundo.
Caminhamos por Reggio numa tarde de domingo, o diálogo entre a paisagem medieval e o contemporânea me fascinou.
Chegamos à lendária Praça do Leão, cenário de documentações pedagógicas vistas no Brasil agora estavam a nossa frente.
Ver as crianças brincando na Praça do Leão com suas famílias foi muito interessante, perceber o quanto usufruem de sua cidade de seus espaços públicos e de sua cultura.
Reggio transpira Arte, e sua cultura revela-se em cada parte da linda cidade.
Durante uma semana adentrei em reflexões mil:
"Escola como espaço que produz cultura”
“A Escola dá identidade a comunidade”
“Cuidar da infância é tarefas de todos”
A imagem de infância que eu até então tinha começou a ganhar contornos mais amplos e comprometidos, percebia a cada encontro o quanto é possível fazer uma escola pública de qualidade.
O diálogo entre as linguagens, entre as crianças, entre os educadores, entre os pais, entre os políticos... Dialogar é sair misturado com as idéias do outro, é pensar juntos, pensamentos que se conhece, se descobrem e que caminham para o bem estar coletivo.
A forma como comunicam as aprendizagens das crianças revela o valor que dão ao pensamento infantil, a sua produção, cada detalhe, cada registro, cada documentação carregadas de conhecimento, de afeto, de compromisso com o outro, com as crianças, com a natureza... com a vida!
Perceber a seriedade do trabalho pedagógico desenvolvido pelas escola públicas Reggianas me fascinou, me deixou aquecida para pensar em muitas formas de aproveitar todo aquele conhecimento na minha prática, na minha vida de educadora, coordenadora de Educação Infantil.
Foi uma experiência única que deixou gosto de quero mais!

*Coordenadora Pedagógica Escola Projeto Vida – SP - SP